Depoimento: Fiz a cirurgia de redução de estômago

Meu nome é Paola Varela, tenho 34 anos, sou administradora de uma ONG Aids na Baixada Santista, não tenho HIV no meu sangue, mas o tenho na minha alma e coração, luto todos os dias para poder oferecer uma qualidade de vida melhor aos nossos usuários.

Sou solteira, moro em São Vicente, litoral paulista, mas sou natural de Talcahuano – Chile, sim, moro no Brasil a 30 anos, então, sou brasileira…

Gosto de ir ao cinema, a praia de biquini, não me incomodo com os meus quilinhos a mais, não peço para ninguém olhar, olha quem quer. Descobri que depois dos 30 a vida pode ser mais divertida …

O que mais me deixa feliz, é saber que o meu trabalho ajuda as mulheres em especial a recuperarem a auto-estima perdida e enxergarem que o HIV/Aids não é o final da vida e sim o recomeço, todos os dias aprendo cada vez mais com elas.

Em setembro de 2010 eu pesava 127 Kgs para 1,63 altura, obesidade mórbida e optei pela redução de estômago, claro que não foi uma decisão impensada, comecei em janeiro de 2010 a fazer atendimento psicológico, passar com o cirurgião, nutricionista, fisioterapeuta e instrutor físico, ufaaaaa.

Mas, para uma cirurgia dessas além de passar por toda essa equipe é necessário começar a se conscientizar de que a vida não será mais a mesma, não é só o fato da mudança da alimentação, mas sim da mudança interior, de como você se vê. Eu sempre fui gordinha, porém, sempre segura de mim e nunca permiti que me diminuíssem ou me fizessem sentir mal ou feia por causa da opinião dos outros, sempre solteira, mas, nunca sozinha (se é que vocês me entendem, risos…)

Claro que já passei por muitas coisas por ser gordinha, preconceito na hora de entrevista de emprego, mulheres provocando na rua (vai para um SPA, ou coisas do tipo), mas a pior de todas me aconteceu com 23 anos, eu namorava a 5 anos e era noiva, até que um dia eu ouvi.

- Não poderemos nos casar, porque as esposas dos meus amigos são gostosas e se eu me casar com você vou ser zuado.

Sim depois de 5 anos, dos quais eu sempre fui gordinha, se resumiram a isso, a vergonha.

Mas se você pensa que isso me destruiu? Gata, isso só me fortaleceu, fiz faculdade, aprendi a pegar e não me apegar e a decisão da redução foi 9 anos depois. Por motivos de saúde, estava pré diabética, hipertensa, com hérnia de hiato e nem conseguia subir uma escada sem pensar em acionar o SAMU para uma inalação.

Um dia antes da cirurgia minha cabeça não parava, uma mistura de ansiedade, angustia, felicidade, medo, sonho e realidade.

Hoje estou com 40 kgs a menos, e vendo tudo de uma forma diferente. Como as pessoas só se importam com o exterior, porque estou mais magra, entretanto, a minha essência é a mesma, e algumas pessoas mudaram o comportamento, é como eu digo, um dia é da caça e outro do caçador.

Se eu te falar que o pós-operatório foi fácil, estou mentindo, na primeira semana nem água parava no estômago, depois vieram às dietas, sopa, comida pastosa, a reeducação alimentar, onde aprendi a comer saladas, e a consumir um prato nutritivo.

Se aconselho você a fazer?

Eu digo o seguinte, faça o que te faz feliz, porque no final é isso o que vale.

Por nossa amiga Paola.

19 comentários

  1. Paola ,
    Parabens flor,sabe é o que sempre falo,faça o que te faça feliz!!
    Viva intensamente ,pois cada um vai dormir na cama que arrumou,amo pessoas felizes de bem com a vida,e vc fez redução e se encontrou parabens amiga vc merece!!
    Pois é o que sempre penso,somos muito mais que Kilos, sei que a sociedade e hipocrita mais lute pela sua felicidade,e por vc msma se ficarmos dando bola ao Mundão seremos sempre guiados por eles,Deus gosta de pessoas felizes e fortes!!!
    Bjão!!!

  2. Primeiramente meus parabéns creio na cura da Aids por meio de Jesus pois seu sangue nos limpa de todo pecado e pela sua morte fomos sarados… ele levou sobre si todos nossas enfermdades dores e por suas ataduras fomos ” SARADOS” ou seja HIV não é uma doença e sim algo espiritual eu creio nisso e desde já estou orando por vc e seu projeto… estou a disposição sou de Araçatuba mas quando quiser vou aí pregar o Evangélio de cura e libertação vc cre? rs amém Deus abençoe vc e sua família que vc possa ser um canaç de benção pra muitas vidas rs

  3. parabens e tudo de bom

  4. Parabéns Paola pelo seu trabalho, pela sua alegria de viver. Tenho 33 anos e também tive uma decepção com um namoro de 8 anos. E também estou preste a realizar a redução do estomago, se for da vontade de Deus, pois em final de agosto me internei para fazer a cirurgia, porém o médico, enfermeros e anestesista, ninguém consegui acessar minhas veias, todas sumiram. tenho 1,63 de altura e 136kg. Com seu depoimento me fortaleceu maiis ainda na minha decisão, sei que não será fácil, mas também nâo é facil ficar intalada na roleta do onibus. Sem contar a qualidade da saúde que cai. Que Deus te abençoe, e você está lindaaaaaa!

  5. Olá Paolo parabéns pela conquista!!!
    Posso dizer assim pois tb sou reduzida e minha vida assim como a sua mudou depois de 40 kg off…
    As dificuldades existem mas as alegrias superam todas!!! Muitos beijos no coração…

  6. OI PAOLA QUE BOM QUE DEU TUDO CERTO O MEU SONHO É FAZER A CIRURGIA DE REDUÇÃO ESTOU NA FILA PARA FAZER SO QUE É PELO SUS N HOS DE DIADEMA E CREIO QUE NA HORA CERTA E NO MOMENTO CERTO EU VOU CONSEGUIR EU TINHA UMA VONTADE DE CONVERSA COM PESSOAS QUE FIZERAM A CIRURGIA POR ISSO EU GOSTARIA DE SER SUA AMIGA E CONVER NO MSN EU TAMB SEMPRE FUI GORDINHA SO QUE AGORA EU TO OBESA SOFRO MUITO ENTREI EM DEPR MAIS GRAÇAS A DEUS EU CONSE ME LIVRA DA DEPRE DEVEMOS SEMPRE BUSCAR O MELHOR PARA A NOSSA VIDA E A CIRURGIA P MIM REPRESENTA UMA PORTA DE ESCAPI PARA UMA VIDA MELHOR EU SOU HIPERTEN DEVIDO AO MEU PESO QUE BOM Q VC HOJE ESTAR BEM MELHOR COM UMA QUALIDADE VIDA BJS E EU AGRARDO CONTATO BJS FIQUE COM DEUS

  7. É muito bom poder ler sua historia, muito motivadora, tb estou me preparando para fazer a cirurgia
    Sei que não será facil e não esta sendo, as vezes me da uma tristeza que só eu sei, mas vou conseguir sim

    Parabéns, muita SAUDE em sua vida

    Bjks
    Sandra

  8. Parabéns. Sei como é dificil perceber que a pessoas que amamos sente vergonha da gente. Passei por isso. No seu caso pelo menos ele falou na sua cara, no meu eu descobri isso sozinha e depois de ter sido trocada por uma vagabunda magrela. Mas, depois de quase um ano de sofrimento vendo a felicidade do meu ex com a nova namorada, como você, isso me fortaleceu. Eu nao fiz redução, pois nao era meu caso mas emagreci, fiz plastica nos seios, mudei o cabelo e fiquei mil vezes mais bonitas, e quando ele me viu, depois de levar um pé na bunda da outra, veio cheio de gracinha e eu mandei pastar. Parabens Paola! Felicidades.

  9. Parabéns pela sua força e pelo seu sucesso.
    Fiz tbm minha cirurgia há 1 ano e 4 meses, ja eliminei 63kg e ainda tô na luta.
    A vida da gente parece que é outra ne? Até a nossa forma de ver a vida muda.
    Continue assim. Bjos

  10. Meninas, muito obrigada pelo carinho e força, caso vocês queiram me add no face segue o link http://www.facebook.com/profile.php?id=100000182701629 .
    E a luta continua, agora são 47 Kilos, e vamos que vamos.
    Beijos no coração de todas.

  11. oi parabens pelo sucesso.gostei muito do seu dpoimento,tenho penssado seriamente emtenttar fazer esta cirurgia pelo convenio sou hiper tenssa e descobri hoje que estou diabetica estou super triste. tenho 2 filhos como seria cuidar deles depois, tenho 37anos 1,75 de altura e peso112k so quero ser feliz e ver meus filhos crescerem entre em contato se for possivel para trocar experiendias abraços mil

  12. Oh Gata, a diabetes é controlável, as vezes nem há necessidade de fazer uso da insulina, mas o importante é vc mudar a alimentação, Qto a cirurgia vai dar tudo certo, eu mesma comecei as primeiras consultas em agosto e só operei em setembro. As vezes qdo achamos q nada vai dar certo, viramos filé de borboleta rsrs. Sorte e saúde. Beijos Paola Varela

  13. parabens meu anjo vc esta muito linda
    q deus esteja senpre com vc e vc continui sendo o q vc e e fazendo o q vc faz bjosssssssssssssssssss depois se vc puder me add var_123lan@hotmail.com

  14. feliz aniversario cunha q DUS te abençoe e te ilumine sempre

  15. Nossa, Paola, passeando pela net li seu depoimento… Me deixou mais animada ainda… Me encontro no processo para a cirurgia bariatrica e passando pelos mesmos sentimentos de angustia, ansiedade, medo… Meus parabéns… Vc ta linda… Bjus no coração

  16. boa noite,estou lendo o seu depoimento pois estou ajudando a minha esposa que esta passando pelo mesmo problema seu, olha sou casada com ela a 17 anos ela sempre foi gordinha mais amo ela assim mesmo tanto que estou lendo seu depoimento pra ajudar ela, pois ela esta com duvidas ela tem hermia de hiato tambem, mais digo adoro minha gordinha mais fofa mais gostosa e menos usada pois as gostosa são mais usada entendeu obrigado deus te abençoe

  17. Olá parabéns por sua vitória querida, lendo seu depoimento principalmente a idade que você tinha quando ouviu isso do seu “noivo”(ex) sei lá, eu ouvi coisa parecida do meu ex-namorado, eu tava com 170 quilos e 1,75 pois então uma obesa mórbida, e morria de medo da cirurgia do estomago, então eu optei por lutar sozinha, me separei do meu namorado, e um ano depois sem cirurgia, remédios apenas com Deus, minha maquina de elíptico e reeducação alimentar eu estou com 117 quilos, foram-se 53 quilos a menos de Agosto de 2011 a Janeiro, estou muito feliz, digo para todas(os) que com fé, força de vontade e muito Deus tudo é possível ao que crê, em Junho de 2013 estarei com 84 quilos, e feliz da vida, hoje eu to namorando um outro cara super bacana que me ama, e meu ex ainda ta sozinho fala sério! Nós somos d+ e depois da luta somos melhores ainda!!!rsrs

  18. parabéns!! estou me preparando para operar , porém estou com medo!!

  19. ola to pensando em fazer a cirurgia tbm so de santos, onde você fez e qual o nome do medico plano de saúde e etc…
    to muito anciosa quero emagrecer…~
    aguardo o retorno

Escreva seu Comentário abaixo: