Professora diz que foi reprovada por ser obesa

Cinco candidatas entraram com recurso; para OAB, pode haver discriminação

A rede estadual de educação estaria reprovando professores por serem obesos. Cinco candidatas do último concurso para a área afirmaram ao jornal Folha de S.Paulo que foram impedidas de assumir o trabalho por estarem acima do peso.

Elas disseram ao jornal que seus exames clínicos não tinham alteração, mas mesmo assim foram reprovadas pelo Departamento de Perícias Médicas. Elas participaram de concurso que selecionou 9.304 novos professores para a rede.

As cinco entraram com recurso e com um pedido de vistas do resultado.

Segundo a Folha de S.Paulo, duas dizem que ouviram dos médicos, no dia da consulta, que provavelmente não seriam aprovadas pela perícia em razão do peso. Elas têm de 90 kg a 114 kg e duas delas são obesas mórbidas, com IMC (Índice de Massa Corporal) acima de 40.

A Secretaria de Gestão Pública, responsável pela perícia, disse que “há casos em que a obesidade pode ser considerada doença”.

O governador Geraldo Alckmim disse: “O ingresso não é uma questão de aparência. O estatuto exige exames físicos. Os critérios são técnicos. A pessoa pode apresentar recurso e vai ser analisado”.

Fonte: Destak Jornal

Foto: Mariana nossa colunista.

É realmente um absurdo vermos que nos dias de hoje isso ainda acontece. Em meio a tanta críticas  à respeito da nossa forma física, selecionei grandes profissionais (nos dois sentidos) que estão acima do peso, e que são referenciais em suas áreas de atuação. Gordinhos revolucionários, que são inteligentes e que fizeram e fazem sua história.

Espero que esta seleção mostre para os responsáveis pela reprovação da professora que não pode assumir seu cargo, e empresários em geral que os pessoas acima do peso são muito inteligentes, e que o nível de inteligência de uma pessoa não é medida pelo peso.

Jô Soares, é um humorista, apresentador de televisão, escritor, artista plástico, dramaturgo, diretor teatral, músico e ator brasileiro. Além disso Jô fala cinco idiomas: (português, inglês, francês, italiano e espanhol).

Fabiana fez sua estréia aos 14 anos com espetáculos amadores e, depois, aos 16, começou sua carreira profissional, recebendo convites para atuar nos palcos da sua cidade, onde ficou bastante conhecida.

No programa Zorra Total, criou alguns bordões que se tornaram populares, como “Isso não te pertence mais” , “Desenrola carretel” e “Pode/Não pode.

É uma atriz talentosa, de grande sucesso e acima de tudo, claro, é divertidíssima.

Oprah é uma premiada apresentadora de televisão e atriz, vencedora de múltiplos Emmys pelo seu programa The Oprah Winfrey Show, o talk-show com maior audiência da história da televisão estado-unidense.

É também uma influente crítica de livros, uma atriz indicada a um Oscar pelo filme A Cor Púrpura e editora da revista The Oprah Magazine. De acordo com a revista Forbes, Oprah foi eleita a mulher mais rica no mundo século XX, a mais filantrópica de todos os tempos, e configura como a primeira mulher negra a ser incluída na lista de bilionários, em 2003.Em 2010, é a única mulher a permanecer no topo da lista por quatro anos.

É a apresentadora do programa de entrevistas The Oprah Winfrey Show , que está no ar há mais de vinte anos. Oprah ganha cerca de 50 milhões de dólares por mês com todas as suas incumbências profissionais. Oprah também é psicóloga e é a apresentadora mais bem-paga dos Estados Unidos.

Bom, após esta seleção de gordinhos famosos, ricos, talentosos, inteligentes e bem sucedidos, espero que a visão da sociedade empresária em geral seja outra. Na verdade todos sabem do profissionalismo, autenticidade e talento de cada uma dessas pessoas acima, o que precisam enxergar é que Jô Soares, Fabiana Karla e Opra conquistaram tudo o que tem hoje acima do peso, e se eles conseguiram qualquer pessoa com a mesma condição física e força de vontade também pode conquistar.

Abraços.

Por nossa colunista Mariana Lima.

2 comentários

  1. É muito preconceito, afinal o fato de ser obeso não interfere nas habilidades pessoais, e muito menos na inteligência e capacidade de trabalho!

  2. O fato de ser gordinha não afeta no pensamento.
    Sou mais inteligente do que vários magrinhos ou do perfil da nossa sociedade.

Escreva seu Comentário abaixo: